DestaqueNacional

Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019

A terceira edição do Orçamento Participativo Jovem Portugal está a aceitar as propostas dos jovens portugueses (ou a residir em Portugal) até 29 de Abril.

A iniciativa, pioneira a nível mundial, desafia cidadãos entre os 14 e os 30 anos, nacionais e estrangeiros a residir legalmente em Portugal, a apresentar e decidir projectos de investimento público, no valor total de 500 mil euros.

“Nas duas edições anteriores foram apresentados mais de 800 propostas que foram votadas por mais de 13 mil cidadãos jovens, o que demonstra que este processo constitui um relevante contributo para o aumento da literacia democrática e incrementa os processos deliberativos dos cidadãos jovens, contribuindo para que estes sejam vistos como parte fundamental da sociedade, apoiando o aprofundamento das suas competências de cidadania”, refere o IPDJ em comunicado.

A apresentação de propostas pode ser feita até 29 de Abril em opjovem.gov.pt ou nos serviços do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Até esse dia, também decorrem encontros presenciais de apresentação e debate de propostas de âmbito nacional e regional, bem como de esclarecimento e auxílio aos cidadãos jovens que pretendam participar activamente no processo.

Na edição de 2019, as áreas temáticas nas quais se podem apresentar propostas são: Educação Formal e não Formal; Emprego; Habitação; Saúde; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Governança e Participação; Igualdade e Inclusão Social.

As propostas devem:
• beneficiar mais do que um município em todo o território nacional;
• ser tecnicamente exequíveis;
• não configurar pedidos de apoio ou prestação de serviços;
• não implicar a construção de infraestruturas;
• não contrariar políticas públicas planeadas ou em curso;
• não ultrapassar o montante de 100 mil euros.
Apresentação de propostas

Em Lisboa, o próximo encontro decorre nas instalações da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, no dia 23 de Abril, pelas 15 horas.

A votação das propostas 2019 decorre entre 22 de Junho e 4 de Agosto, via SMS ou através do site opjovem.gov.pt. Os resultados são conhecidos até ao dia 12 de Agosto.

Acompanhe todo o processo do OPJovem Portugal 2019 em opjovem.gov.pt.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close