Local

Nome de militar de Abril para rua em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa deverá atribuir o nome do militar de Abril Marques Júnior a uma alameda da Freguesia de Avenidas Novas.

A Lusa avança a informação, referindo que a Câmara de Lisboa vai discutir esta semana uma proposta de atribuição do nome do militar de Abril e antigo deputado Marques Júnior, com o grau de coronel, a uma alameda naquela freguesia, perpendicular à Avenida dos Combatentes.

A proposta será apresentada em sede de reunião do executivo municipal, no dia 24 de Abril (quarta-feira), pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, já depois da aprovação pela comissão de toponímia.

A nota biográfica refere que Marques Júnior, faleceu em 2012, aos 66 anos, foi um dos intervenientes no 25 de Abril. Foi membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA), tornando-se no mais jovem elemento do Conselho da Revolução, ele que tinha realizado uma comissão em Angola entre 1971 e 1973.

Foi dirigente do Partido Renovador Democrático (PRD) e deputado por esse partido à Assembleia da República; depois da extinção do partido, foi eleito deputado pelo PS.

Marques Júnior foi o primeiro militar, em representação dos militares do 25 de Abril, a ser distinguido com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 1982, entre outras condecorações militares e civis que recebeu ao longo da vida.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close