DossierNacionalSociedade

Oliveira do Hospital: Solidariedade

O EXPRESSO do Oriente foi convidado a estar presente na homenagem da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital às vítimas dos incêndios que em Outubro passado assolaram o concelho, uma iniciativa inserida na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, a maior dedicada ao queijo Serra da Estrela, que decorreu nos dias 10 e 11 de Março, e que incluiu um almoço para cerca de 1000 convidados, entre eles, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No domingo, dia 11, com a postura de afectos que já lhe é conhecida, o Presidente da República percorreu o recinto da Festa do Queijo, distribuindo sorrisos, beijos e abraços entre os visitantes, cumprimentando os feirantes e, claro está, participando nas famosas selfies. E atrevemo-nos a dizer que foram centenas!

No meio de tanta prova, conversa e fotografias, o presidente ainda teve tempo de pôr mãos ao tacho e de deixar o seu apelo ao Governo para que liberte mais apoios financeiros para a região, realçando, no entanto, que o primeiro-ministro, António Costa “tem feito muito”.

Marcelo Rebelo de Sousa não abandonou a feira sem antes apadrinhar uma ovelha Bordaleira Serra da Estrela, a raça pura da região. Seguiu depois, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Carlos Alexandrino, para um almoço solidário onde o director do EXPRESSO do Oriente, Acácio Soares, também marcou presença, ou não fosse esta a sua terra natal.

Neste almoço, onde estiveram presentes muitas das vítimas dos fogos mas também representantes dos bombeiros e de outras entidades que prestaram apoio aos afectados pela tragédia, bem como voluntários que se organizaram para reunir os meios necessários com que fizeram a diferença durante o período mais crítico, homenagearam-se todos aqueles que contribuíram, de uma ou de outra forma, para que o concelho volte a ser o que era.

José Carlos Alexandrino afirmou que esta foi a forma encontrada para um agradecimento colectivo e para relembrar as 12 vítimas mortais para as quais pediu, em lugar do habitual minuto de silêncio, uma grande salva de palmas que traga aos familiares e amigos ânimo para continuar com as suas vidas e reforçou o seu agradecimento “Convidámos mil mas outros mais poderiam cá estar. O meu coração e o coração de Oliveira do Hospital está com todos aqueles que nos ajudaram a renascer”.

Durante o almoço, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conviveu com todos e mais uma vez distribuiu afectos pelos presentes, seguindo depois para Ervedal da Beira onde deixou a sua marca, plantando uma árvore oferecida pelo Clube Motard Harley Davidson daquela localidade. A visita ao concelho terminou numa empresa de serração que ficou reduzida a cinzas após os fogos de 15 de Outubro passado.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close