DesportoDossierLocal

Olivais e Moscavide mostra como se joga subbuteo

resized_Demonstração de subbuteo (2)Aproveitando a realização da fase local das Olisipíadas de futebol, o CD Olivais e Moscavide levou as suas mesas de subbuteo até à ADCEO para mostrar como se joga.

É um jogo antigo mas são ainda muitos os praticantes, até porque se aplica o velho adágio das bicicletas: quem sabe, nunca esquece! Para os que não estão bem a ver do que se trata, o subbuteo é aquele jogo que replica o futebol de 11 à escala de pequenas figurinhas de jogadores dispostos num tapete verde. Para os mover há que dar ao dedo e o objectivo nem precisa de ser nomeado: fazer golo, claro está!

Nuno Henriques, vice-presidente da APS – Associação Portuguesa de Subbuteo, explica ao EXPRESSO do Oriente que o trabalho desenvolvido vai no sentido de “tentar dinamizar a modalidade, acompanhar os clubes e dar-lhes apoio em tudo o que precisam”. Também está na ordem do dia promover o subbuteo junto dos jovens: “tentar fazer com que larguem as consolas… Além do convívio e do divertimento, é uma modalidade que aumenta os níveis de concentração dos miúdos, numa altura em que ouvimos muito que eles não conseguem estar concentrados durante muito tempo”.

O CD Olivais e Moscavide é o mais recente dos seis clubes da região de Lisboa com uma secção de subbuteo. Nuno Silva, vice-presidente do clube, recorda com boa disposição: “Lembro-me de jogar quando era mais novo sem estas condições, nas escadas ou em qualquer lado, com bonecos que levavam umas pisadelas e lá tinham de levar fita-cola para se aguentarem”.

Foi em Setembro do ano passado que o CDOM se iniciou na modalidade e conta já com 10 elementos inscritos. “A tendência é de aumentar este número, temos as nossas portas abertas a todos os que queiram vir jogar connosco!”, remata Nuno Silva.

 

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close