DesportoDestaque

Olisipíadas tiveram a sua Final este fim-de-semana

A quinta edição das Olisipíadas chegou ao fim este fim-de-semana de 1 e 2 de Junho, com uma grande cerimónia e muito desporto no Parque de Jogos 1.º de Maio.

A competição que veio dar, há cinco anos, nova vida aos antigos Jogos da Cidade encerrou este fim-de-semana de 1 e 2 de Junho, em pleno Dia da Criança, depois de cinco meses de muitas partidas desportivas na fase local.

A Câmara Municipal de Lisboa divulgou que foram registadas 17.600 inscrições, divididas pelas 24 freguesias de Lisboa, que foram agrupadas no correspondente às áreas de intervenção territorial.

No primeiro dia da Final, dia 1 de Junho, a tocha das Olisipíadas efectuou o trajecto entre a Praça do Município e o Parque de Jogos 1.º de Maio – INATEL, transportada pelo atleta paralímpico Jorge Pina e pelo maratonista João Neto, num percurso de 7,4 km. Já no recinto desportivo da Freguesia de Alvalade, a tocha acendeu a pira das Olisipíadas, numa cerimónia protocolar que fez lembrar os Jogos Olímpicos.

Além das 15 modalidades de competição que fizeram parte desta edição dos jogos (Andebol, Atletismo, Basquetebol, Boccia, Ciclismo, Futebol, Ginástica, Goalball, Judo, Karaté, Natação, Rugby, Ténis de Mesa, Voleibol e Xadrez), o público presente na festa final pôde experimentar diversas actividades desportivas, nomeadamente Slide, Escalada e Skate.

As Olisipíadas são uma iniciativa destinada às crianças e jovens dos 5 aos 14 anos de idade que junta a Câmara Municipal de Lisboa, as 24 juntas de freguesia da cidade, os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, associações e federações desportivas, clubes e agrupamentos escolares.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close