DestaqueEducação

“Erasmus Escola Ciência Viva”

Uma turma de alunos do bairro do Castelo está a fazer uma espécie de programa Erasmus com a Ciência Viva para visitar morcegos!

Se o programa Erasmus consiste num intercâmbio de estudantes universitários a nível europeu, neste caso são alunos do 1.º ciclo do ensino básico que vão passar uma semana ao Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio.

Esta turma de alunos da Escola Básica do Castelo disse adeus à sua escola esta segunda-feira, na Escola Básica do Castelo, com regresso marcado apenas para o dia 10 de Junho. Esta espécie de Erasmus para pequeninos é um programa de intercâmbio escolar que tem como objectivo dar a conhecer aos alunos do 1.º ciclo as actividades desenvolvidas na Rede Nacional de Centros Ciência Viva, segundo explica o Pavilhão do Conhecimento em comunicado.

No Carsoscópio, os alunos terão oportunidade de observar morcegos de perto e conhecer o habitat dos morcegos. Na quinta-feira, 6 de Junho, Pedro Alves será o convidado do “Encontro com o Cientista”, uma das actividades preferidas das turmas que frequentam a Escola Ciência Viva. O investigador irá revelar aspectos da biologia e ecologia dos morcegos, seguindo-se um passeio ao início da noite para conhecer um pouco da actividade nocturna destes mamíferos através de detectores de ultra-sons. O equipamento capta as emissões sonoras dos morcegos, na generalidade inaudíveis para o Homem, e “transforma-os” em audíveis. Já noite dentro, os alunos estarão prontos para devolver à natureza caixas-abrigo nas quais os morcegos podem habitar e acasalar.

Nos restantes dias irão participar em actividades de laboratório e de robótica, estando previstas saídas de campo ao Polje de Minde e à Gruta do Algar da Pena e um percurso interpretativo nos Olhos de Água, com direito a mergulhos no Rio Alviela. Não faltarão ainda sessões de cinema e uma edição especial da Noite no Museu que fará as delícias dos pequenos cientistas forenses.

Ainda na nota emitida pelo Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, pode ler-se que a EB do Castelo faz parte do Agrupamento de Escolas Gil Vicente e acolhe uma população multicultural que se insere na freguesia de Santa Maria Maior, uma das zonas mais populares e turísticas da cidade de Lisboa. Os 20 alunos, com idades entre os 9 e os 11 anos, serão acompanhados no Alviela pela professora titular e pela professora de Inglês, para além da equipa do Carsoscópio.

É a segunda vez que este grupo de alunos tem uma experiência de ensino fora de portas. Anteriormente já tinham passado uma semana de aulas na Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento, tirando partido de todos os recursos daquele que é o maior centro de ciência e tecnologia do país.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close