CulturaDestaqueDossier

“Olhares sobre a Livraria do Convento da Arrábida” no Museu do Oriente

A preservação do património cultural é uma das missões da Fundação Oriente que, no ano em que assinala o seu 30º aniversário, expõe pela primeira vez alguns dos livros mais raros e preciosos do Convento da Arrábida, na exposição “Olhares sobre a Livraria do Convento da Arrábida”, que inaugura a 26 de Julho, 18.30, no Museu do Oriente.

Com esta exposição, a Fundação Oriente dá a conhecer parte do valioso património bibliográfico de que é detentora, num convite à sua descoberta por apreciadores do livro e da leitura. Compreendendo obras do início do século XVI até ao século XX, a Livraria do Convento da Arrábida era uma verdadeira biblioteca de estudo e aprofundamento de conhecimentos transdisciplinares, como demonstram as marcas de uso e anotações manuscritas dos seus livros, bem como a existência de livros proibidos, com marcas de censura como cortes de páginas e rasurados. Nela coexistiam obras dos santos padres, de teologia dogmática e moral, de filósofos e historiadores gregos e latinos, místicos medievais, humanistas nacionais e estrangeiros, com textos de áreas científicas, de história militar e botânica.

Composto por 2865 volumes, o acervo da Livraria do Convento da Arrábida permaneceu desconhecido do grande público até ao presente. Encontra-se agora inventariado na íntegra no catálogo online do Centro de Documentação António Alçada Baptista.

A exposição estará patente até 28 de Outubro.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close