CulturaDestaque

“O Pão” em festival internacional

A versão longa de O PÃO, de Manoel de Oliveira, recentemente restaurada pela Cinemateca Portuguesa, foi seleccionada para a edição deste ano do festival Toute la Memoire du Monde.

Em comunicado, a Cinemateca Portuguesa destaca que “Esta é a primeira vez que um filme português é exibido na secção de restauros do importante festival promovido pela Cinemateca Francesa, depois da apresentação de VISITA, MEMÓRIAS E CONFISSÕES, também de Manoel de Oliveira, ter sido exibido na edição de 2016 como uma das raridades apresentadas nessa edição do certame”.

A exibição de O PÃO está marcada para o dia 15 de Março, às 18h30, no cinema Reflet Médicis, integrada no festival que decorre entre os dias 13 e 17 de Março em Paris.

A Cinemateca explica ainda que o restauro da versão longa de O PÃO teve origem na digitalização 4K com wet gate de uma cópia de época de 35mm em avançado estado de degradação cromática e na banda de som óptico de um interpositivo de som tirado em 1999. Foi usada como referência para as cores uma cópia de época da versão curta. O restauro digital da imagem e a correcção de cor foram feitos pela Cineric Portugal.

Mais informações sobre o festival TOUTE LA MEMOIRE DO MONDE

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close