Início » Destaque, Dossier, Local, Nacional » O Melhor Pastel de Nata 2018 está numa marisqueira

O júri do Concurso do Melhor Pastel de Nata de Lisboa elegeu uma marisqueira como a vencedora de 2018!

Podia ser uma pastelaria, como o Pãozinho das Marias (Ericeira), a Fim de Século (Benfica), a Aloma (Campo de Ourique) ou a Alcoa (Alcobaça), que foram as vencedoras dos últimos anos. Mas não. O melhor pastel de nata da Grande Lisboa em 2018 está numa marisqueira da Ajuda.

Chama-se Mercado do Peixe e levou a melhor sobre os restantes 11 candidatos no concurso integrado no evento Peixe em Lisboa, que termina este domingo, dia 15 de Abril.

Em 2.º lugar ficou a Pastelaria Fidalgo’s, na Moita, e em 3.º lugar a Pastelaria Batalha, na Venda do Pinheiro.

De salientar que, à semelhança do concurso que elegeu a melhor patanisca, os pastéis de nata concorrentes foram entregues ao júri em embalagens não identificadas, para a realização de provas cegas.

Quanto às directrizes para um excelente pastel de nata, o gastrónomo Virgílio Gomes (presidente do júri do concurso) afirma que este deve ter um aspecto apetecível e bronzeado, sem estar queimado ou esmorecido. Também tem de haver equilíbrio entre a massa e o creme, que deve “escorrer” do pastel, sem ter gostos excessivos a canela, limão, baunilha, ou outras essências.

A lista dos 12 finalistas: O Pãozinho das Marias (Ericeira), Patyanne (Castanheira do Ribatejo), Fim de Século, Princesa do Vale, Fradinho (Mafra), Bijou do Calhariz, Casa do Preto (Sintra), Casinha do Pão, Pastelaria Páscoa (Almada), Mercado do Peixe, Pastelaria Batalha (Venda do Pinheiro), Pastelaria Fidalgo’s (Moita).

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!