DestaqueNacional

Novos barcos na travessia do Tejo

A Transtejo vai ter 10 novos barcos, para iniciar o processo de substituição da frota envelhecida que faz actualmente a travessia do Tejo.

O concurso internacional já se encontra lançado e a ocasião foi assinalada através de uma visita do primeiro-ministro António Costa, do ministro do Ambiente Matos Fernandes e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina ao terminal fluvial do Cais do Sodré.

São dez novos catamarãs, movidos a gás natural, que serão mais rápidos (pelo menos o dobro) e menos poluentes do que os cacilheiros que vão substituir. O investimento ronda os 90 milhões de euros e começa em 2020, prolongando-se até que estejam substituídos todos os 17 navios actuais.

Dos 90 milhões de euros previsto para o plano de renovação da frota, 57 milhões dizem respeito à aquisição dos barcos e cerca de 33 milhões são relativos à manutenção.

Segundo dados avançados pela Transtejo, as ligações de Lisboa a Cacilhas, Seixal e Montijo, são usadas diariamente por cerca de 28.000 passageiros, em mais de 83.000 viagens por ano.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close