Início » Dossier, Local, Outras » Novo Mercado dos Ofícios no Bairro Alto

Reabriu esta quinta-feira, dia 10 de Maio, o Mercado do Bairro Alto, agora com uma nova função de promoção das artes e ofícios portugueses.

A re-inauguração do equipamento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, acompanhado do vice-presidente Duarte Cordeiro, que é também responsável pelo pelouro dos Mercados de Lisboa.

A transformação do Mercado do Bairro Alto no novo Mercado dos Ofícios foi proporcionada por uma parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia da Misericórdia, a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a nova função do espaço é descrita pelo Município como a de “promoção, divulgação, defesa e transmissão das Artes e Ofícios portugueses”.

Estas artes e ofícios, que empregam saber e experiência desenvolvido ao longo de décadas ou mesmo séculos, enfrentam risco de extinção, por via da substituição do trabalho manual tradicional pelo industrializado.

O Mercado de Ofícios do Bairro Alto vai ter workshops, exposições e eventos temáticos em dias abertos ao público e pretende-se que o espaço se transforme num pólo de formação de técnicas das artes e ofícios, nomeadamente marcenaria, conservação, restauro, cinzelagem, serralharia, soldadura e ferro, latoaria e joalharia encadernação, tecelagem, pintura decorativa entre muitas outras.

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!