Dossier

Novo Governo toma posse

O XIX Governo Constitucional, liderado por Passos Coelho, tomou posse no Palácio da Ajuda, em Lisboa. Cavaco Silva, Presidente da República, conferiu os novos poderes ao executivo.

Tal como vem acontecendo, os membros do Governo cessante, do PS, assistiram à cerimónia de posse dos seus sucessores, o mesmo acontecendo com os representantes dos restantes órgãos de soberania. A cerimónia acontece 16 dias após as eleições legislativas vencidas pelo PSD com 38,6 por cento dos votos, conseguindo uma maioria parlamentar de 132 deputados ao coligar-se com o CDS-PP de Paulo Portas, que obteve 11,7 por cento dos votos.
A Pedro Passos Coelho juntam-se 11 ministros, menos cinco que os de José Sócrates, e dois secretários de Estado, quatro ministros com experiência de Governo, oito com experiência política (incluindo o primeiro-ministro), seis licenciados em Direito, quatro independentes, duas mulheres. O executivo é composto por: Paulo Portas – Ministro dos Negócios Estrangeiros; Vítor Gaspar – Ministro das Finanças; Miguel Macedo – Ministro da Administração Interna; Álvaro Santos Pereira – Ministro da Economia, Obras Públicas; Paulo Macedo – Ministro da Saúde; Miguel Relvas – MInistro dos Assuntos Parlamentares, Autarquias e Desporto; Paula Teixeira da Cruz – Ministra da Justiça; Nuno Crato – Ministro da Educação e Ensino Superior; Pedro Mota Soares – Ministro da Segurança Social; Assunção Cristas – Ministra da Agricultura, Ambiente e Território; Aguiar Branco – Ministro da Defesa; Carlos Moedas – Secretário adjunto do Primeiro-ministro.
O primeiro-ministro terá agora dez dias para submeter o seu programa à apreciação da Assembleia da República, ou seja, até 1 de Julho decorrerá o debate parlamentar sobre o programa do Governo.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close