Cultura

Programa de intercâmbio artístico Lisboa/Budapeste em Artes Plásticas e Visuais 2023 anuncia vencedores

As artistas Maria Helena Veloso e Sara Pereira Alves são as vencedoras da edição de 2023 do programa de intercâmbio artístico Lisboa/Budapeste em Artes Plásticas e Visuais.

A Direcção Municipal de Cultura do Município de Lisboa selecciona anualmente dois artistas para duas residências artísticas em Budapeste, ao abrigo do Acordo de Geminação celebrado entre as duas cidades.

O júri considerou que as propostas das artistas seleccionadas são as que melhor se enquadram na lógica de criação artística contemporânea, que se pretende privilegiar neste programa, destacando o potencial de desenvolvimento e aprofundamento em Budapeste, bem como os impactos relevantes na sua carreira artística, potenciados pela residência.

As vencedoras vão estar em residência artística, durante o mês de julho, na cidade de Budapeste.

Maria Helena Veloso nasceu em Setúbal em 2003. Aos oito anos iniciou um percurso musical no Conservatório Regional de Palmela. Participou em diversos concertos, masterclasses e concursos de saxofone. Entre 2018 e 2021 estudou na Escola Secundária Artística António Arroio de Lisboa, onde concluiu o curso de Produção Artística com especialização em Gravura e Serigrafia. Participou na exposição colectiva “Depois da Memória” com trabalhos que foram posteriormente publicados num livro de título homónimo, da Coleção Ephemera. Actualmente frequenta o 2.° ano de licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e é membro da Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela. Tem interesse em explorar as áreas do desenho, pintura, ilustração e animação.

Sara Pereira Alves é uma artista portuguesa, nascida em Lisboa no ano 2000. Viveu grande parte da sua vida no norte do país, em Guimarães, regressando à cidade-mãe em 2017. Sara estudou Artes Visuais e Design de Comunicação na Escola Secundária Artística António Arroio e é, no presente, finalista da licenciatura de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Apaixonada pela complexidade da condição humana, a sua obra artística enquadra-se, essencialmente, na Arte Figurativa e no Surrealismo, incidindo em temáticas como as relações interpessoais, a intimidade, a liberdade, o mundo dos sonhos ou a crítica social. Apesar da tenra idade, Sara Alves já apresentou o seu trabalho em exposições individuais e colectivas, tanto a nível nacional como internacional.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close