Dossier

Nova técnica para roubar utilizadores de Multibanco

A PSP alerta para a nova técnica usada para roubar os utilizadores de Multibanco – o “cash trapping”, em que é utilizado um objecto para bloquear a saída das notas para enganar quem tenta fazer um levantamento e ficar com o dinheiro.

A PSP aconselha, na sua página de internet oficial, aos utilizadores de terminais Multibanco recomendando que verifiquem se há sinais de estes terem sido “vandalizados, alterados ou modificados”.
Explica também que a técnica do “cash trapping” consiste na aplicação de colocando um objecto plástico ou metálico – uma espécie de régua – na ranhura de saída das notas que impede que estas saiam mas que permite recuperá-las puxando pelo objecto.
A ideia é “ludibriar uma pessoa que pretende levantar dinheiro e que julga que o equipamento está avariado”. As pessoas acabam por desistir da operação e abandonam o local o que permite aos suspeitos retirar o objecto e ficar com o dinheiro.
A PSP recomenda ainda que os utilizadores não deixem o lugar sem chamar a polícia e que recusem ajuda de alguém que “sugere que volte a marcar o código”.
Só no mês passado, Março, as autoridades já detiveram três pessoas pela prática deste crime, sendo que alguns destes crimes já foram registados no distrito de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close