Sociedade

Ninguém compra casas com dois quartos como os lisboetas

De acordo com os dados da segunda edição do Barómetro de Crédito Habitação do ComparaJá, em Portugal continental ninguém compra tantos T2’s como os lisboetas.

De todos os habitantes em Lisboa que utilizaram a plataforma digital do ComparaJá, 38% optaram por casas com dois quartos. O distrito de Lisboa é, assim, apenas ultrapassado pelo distrito autónomo do Funchal onde 39% das pessoas preferiram ter dois quartos em casa.

Ainda assim, há um ranking que Lisboa lidera destacadamente. No que diz respeito ao montante dos empréstimos solicitados, o distrito ‘alfacinha’ não dá hipótese aos restantes distritos. 19% Dos lisboetas que optaram pelo ComparaJá no momento de contratar um crédito habitação solicitaram um empréstimo superior a 225 mil euros.

Aliás, podemos continuar a ‘esticar a corda’ que Lisboa lidera facilmente: mais de metade das pessoas (59%) precisaram de empréstimos superiores a 175 mil euros. Do outro lado da corda percebemos facilmente o elevado preço das casas na capital do país. Apenas 12% (a menor percentagem do país nesta categoria) das pessoas pediram empréstimos inferiores a 75 mil euros, evidenciando assim as dificuldades para adquirir casa em Lisboa.

Relacionado com o preço das casas está também o prazo do crédito, a verdade é que 54% dos créditos à habitação de lisboetas, solicitados na plataforma gratuita do ComparaJá, serão pagos no prazo máximo possível: entre 36 e 40 anos.

Estes são alguns dados conclusivos da segunda edição do Barómetro de Crédito Habitação que o ComparaJá promove com o intuito de destacar e premiar as respectivas entidades bancárias em determinadas categorias. Para este estudo foram utilizados os perfis dos 11 mil utilizadores da plataforma no primeiro semestre de 2021.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close