Dossier

Monsanto tem energia renovada

A EDP Distribuição procedeu à substituição de um Posto de Transformação de Distribuição (PTD) localizado na Estrada de Monsanto, junto à Embaixada do México, em Lisboa. Esta intervenção vai resultar em mais e melhor qualidade de serviço.

A obra foi efetuada no primeiro dia do mês de Junho, no âmbito do Programa de Recuperação de Ativos de Baixa Tensão que a EDP Distribuição tem em curso e do qual é parceiro a CME, empresa que levou a cabo a execução da obra.

O PTD agora substituído era do tipo semienterrado e de dimensões reduzidas. Estas características dificultavam a execução de manobras e acções de manutenção, bastante comuns dado que, pela sua natureza, estava exposto a inundações regulares.

O novo PTD, do tipo cabina pré-fabricada, está equipado com um Bloco de Rede em Anel de três funções, um Transformador de Potência de 630 kVA / 10 kV e um Quadro Geral de Baixa Tensão do tipo R630 sem Iluminação Pública, com 8 triblocos.

Para além de cumprir com todos os requisitos definidos nas normas da empresa, nomeadamente no que respeita a questões operacionais e de segurança, o novo equipamento acaba, também, por disponibilizar uma maior capacidade de potência naquela zona dado que o anterior activo estava equipado com um transformador de potência de 400 kVA e apenas permitia que fossem ligados quatro circuitos para alimentação da rede de Baixa Tensão adjacente.

Nesta obra houve, ainda, uma preocupação em enquadrar o PTD com a paisagem envolvente, pelo que as portas foram pintadas com uma tonalidade verde-seco que é característica predominante naquela zona, junto ao Parque Florestal de Monsanto.

O investimento total da obra rondou os 30.000 €.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close