DossierLocalOutras

Metro de Lisboa ganha nova estação

resized_mapa metro reboleiraO Metropolitano de Lisboa inaugura esta quarta-feira, dia 13 de Abril, o troço Amadora-Este/Reboleira, que prolonga a Linha Azul em mais uma estação.

Em comunicado, a Transportes de Lisboa explica que “O novo troço da linha azul – Amadora-Este/Reboleira – acrescenta uma extensão de 937 metros e uma nova estação à rede do Metro que, desta forma, alcança 44,2km de comprimento e um total de 56 estações, nas suas quatro linhas autónomas (Amarela, Azul, Verde e Vermelha)”.

O prolongamento da Linha Azul significa uma melhoria significativa nas acessibilidades do concelho da Amadora, na medida em que “reforça o sistema de transportes da AML, reunindo metro, autocarros, comboio, táxis, ciclovia, e oferecendo, ainda, parqueamento de bicicletas e estacionamento automóvel”.

A transportadora adianta que o investimento ronda os 60 milhões de euros, co-financiado em cerca de 43 milhões de euros pelo Fundo de Coesão da União Europeia, no âmbito do Eixo I – Redes e Equipamentos Estruturantes Nacionais de Transportes e Mobilidade Sustentável.

Estima-se que a extensão da linha possa beneficiar desde logo 4 milhões de passageiros por ano e um total de 7 milhões de passageiros a partir de 2020. Os tempos de viagem previstos são de 19 minutos entre a Reboleira e o Marquês de Pombal e de 24 minutos entre a Reboleira e a Baixa-Chiado.

A Transportes de Lisboa acrescenta ainda que “a nova estação vai permitir uma redução, por ano, de 3 mil toneladas de emissões de CO2, o que associa a este empreendimento claros benefícios ambientais, dos quais se destacam a redução da emissão de poluentes e menores consumos de energia, a redução da pressão sobre o estacionamento, a redução da poluição sonora”.

Recorde-se que a abertura da nova estação chegou a estar prevista para 2010, mas foi sofrendo sucessivos adiamentos.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close