Destaque

Metro “comemora” Tabela Periódica

O Metropolitano de Lisboa associa-se ao Ano Internacional da Tabela Periódica com um conjunto de iniciativas que começaram em Março e se prolongam até Novembro, uma vez por mês na maioria dos casos.

Os 150 anos da tabela periódica estão a ser devidamente assinalados pelo Metro de Lisboa, e a iniciativa de Abril tem lugar esta terça-feira, dia 30 de Abril: é o Dia do Fósforo.

O programa reflecte o Ano Internacional da Tabela Periódica, assim designado pela UNESCO e foi elaborado pelo Metropolitano de Lisboa em parceria com o Departamento de Engenharia Química e do Núcleo de Estudantes de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico.

A iniciativa pretende promover a tabela periódica junto do público, envolvendo os clientes do Metro em dinâmicas ligadas ao conhecimento desta importante ferramenta, fundamental para a ciência.

“Quem passar amanhã pela estação Alameda da linha Vermelha, a partir das 17 horas, poderá, através de várias actividades, conhecer as propriedades deste não-metal, quais as suas possíveis aplicações e de que forma o mesmo se encontra presente no corpo humano, nos seres vivos, no meio envolvente e nos fertilizantes, entre outros”, explica o Metropolitano de Lisboa em comunicado.

Nestas actividades serão, ainda, esclarecidas questões como: “Sabia que o Fósforo foi o primeiro elemento a ser descoberto, em 1669, na procura da pedra filosofal?”; “Sabia que Fósforo significa luz brilhante e que se encontra na natureza combinado, formando fosfatos inorgânicos?”; ou que “o Fósforo é tão reactivo que oxida espontaneamente em contacto com o oxigénio do ar atmosférico, emitindo luz, a que chamamos o fenómeno da fosforescência?”. 

Estará, igualmente, disponível na estação Alameda um Photobooth, para quem quiser tirar uma foto e partilhar nas redes sociais.

No âmbito das comemorações dos 150 anos da Tabela Periódica, estão previstas outras actividades nas estações de metro, a ter lugar nos seguintes dias:

– 24 de Maio “Mês dos elementos representativos (bloco p)”

– 25 de Junho “Adopta um elemento”

– 11 de Julho “Os radioactivos (a instabilidade dos elementos)”

– 16 de Setembro “Dia dos novos elementos”

– 3 de Outubro “Dia dos “metais” (bloco d)”

– 17 de Outubro “O dia do nitrogénio”

– 31 de Outubro “Os luminescentes”

– 20 de Novembro “O último elemento”

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close