DesportoReportagem

Mês Desportivo São Vicente

Em mais uma edição do Mês Desportivo São Vicente, a junta de freguesia local e três clubes parceiros desenharam um programa destinado à promoção da prática desportiva. Nós fomos ver a juventude em acção!

Estavam previstas mais de 250 iniciativas desportivas em vários locais do território da freguesia, mas infelizmente o novo coronavírus trocou os planos à organização. Tendo em conta as recomendações da Direcção Geral da Saúde, a Junta de Freguesia de São Vicente (JFSV) entendeu por bem suspender todas as actividades relacionadas com o Mês Desportivo São Vicente com efeitos a partir de 11 de Março, bem como os recintos desportivos da freguesia.

Ainda antes desta suspensão, estivemos na Escola Gil Vicente, onde testemunhámos o entusiasmo dos mais novos com a corrente edição das Olisipíadas e as suas partidas de basquetebol, voleibol e provas de atletismo.

Nos vários espaços da escola, exteriores e interior, foram mais de 60 crianças as que se entretiveram a praticar desporto no dia da nossa visita. A mascote das Olisipíadas, o Kiko, também apareceu e até posou para a fotografia! Conversámos no local com o vogal Afonso Dias, responsável pelo pelouro do Desporto da JFSV, que acompanhou a realização das actividades.

Quatro anos de implementação e resultados visíveis

“O grande objectivo passa por fazer com que haja cada vez mais pessoas a praticar desporto. O nosso alvo são primordialmente as crianças, que tenham uma prática desportiva regular, mas queremos igualmente que os fregueses de São Vicente e até aqueles que nos visitam e cá trabalham venham praticar desporto connosco. Para isso, lembrámo-nos deste projecto que já começou há quatro anos, com algum sucesso, o Mês Desportivo São Vicente”, refere Afonso Dias.

E

m parceria com três clubes da Freguesia, o Clube Desportivo da Graça, o Maria Pia Sport Clube e o Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia, o Mês Desportivo já produziu os seus efeitos. “Hoje em dia o CD Graça tem quase 100 atletas a praticar futsal, o Maria Pia já afirmou que este ano foi o número recorde de inscrições de atletas na modalidade de basquetebol e são estes resultados que nos motivam. Sabemos que há clubes a passar uma fase mais difícil, mas gostava de destacar estas boas notícias. Aproveitámos o programa das Olisipíadas e é fantástico termos aqui 60 jovens, às 18h, a praticar desporto, com pessoal técnico qualificado a acompanhar, alguns pais a assistir, directores desportivos, é muito bom que isto seja realidade na nossa Freguesia”.

Por fim, o vogal refere a excelente relação de parceria com a direcção do agrupamento de escolas, que permite uma sinergia importante na utilização dos espaços e na sensibilização para a prática desportiva junto dos alunos.

Directora de Agrupamento Ana Duarte, Vogal Afonso Dias e técnica de Desporto Joana Viães

Ana Duarte, directora do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, confirmou ao EXPRESSO do Oriente o empenho do agrupamento nesta dupla iniciativa, as Olisipíadas e o Mês Desportivo São Vicente, referindo igualmente a “relação bastante saudável com a Junta de Freguesia”. “Temos bons espaços, talvez os melhores da Freguesia, para a prática do desporto e não queremos que se cinjam à componente lectiva. É um desperdício se fecharem antes das 18h, queremos que os clubes os aproveitem e estar ao serviço da comunidade”.

O que ninguém estava a contar era que a epidemia COVID-19 ganhasse proporções que justificassem o cancelamento de todas as actividades… Ao longo do mês de Março e até ao dia 31, estavam previstas iniciativas para crianças, jovens e adultos de todas as idades, abrangendo modalidades tão díspares como: futsal, basquetebol, voleibol, jiu-jitsu, luta greco-romana, capoeira, muay thai, ginástica, tai-chi, yoga/pilates, step, power fit, dança criativa e até dança do ventre!

Esperamos que se encontrem todos bem e que, assim que for possível e recomendado pelas autoridades de saúde, regressem à prática desportiva regular.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close