Destaque

Marcelo toma posse

resized_Palácio_São_BentoVai ser muito intenso o primeiro dia do novo Presidente da República, entre a tomada de posse na Assembleia da República e o concerto da Praça do Município.

Marcelo Rebelo de Sousa é empossado como novo Presidente da República numa cerimónia que decorre esta manhã de quarta-feira na Assembleia da República. Os reis de Espanha, o Presidente da República de Moçambique, Felipe Nyusi, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ou o antigo presidente brasileiro Fernando Henriques Cardoso estão entre os representantes estrangeiros na cerimónia. No total, 550 convidados vão ver Marcelo jurar cumprir a Constituição Portuguesa.

A tradição vai ser cumprida: de São Bento, o novo presidente segue para os Jerónimos, onde depõe flores no túmulo de Luís de Camões. O que é uma novidade é a deposição de flores também no túmulo de Vasco da Gama.

Já depois da cerimónia de posse, onde segue-se uma visita ao Palácio de Belém, onde Marcelo terá um cerimonial de boas-vindas. É aí que almoça o novo presidente com um conjunto de individualidades portuguesas.

Para a tarde está marcada uma cerimónia ecuménica na Mesquita Central de Lisboa, com personalidades de vários cultos religiosos, incluindo o imã da mesquita, o presidente da Comunidade Islâmica e o Cardeal Patriarca de Lisboa. Segue-se a condecoração do presidente cessante, Aníbal Cavaco Silva, no Palácio da Ajuda.

O dia termina com um espectáculo dedicado à juventude: no palco montado na Praça do Município, em frente aos Paços do Concelho, Paulo de Carvalho, José Cid, Anselmo Ralph, Diogo Piçarra e Mariza protagonizam um concerto de entrada gratuita. Cabe à fadista entoar o hino nacional.

Este evento obriga à interrupção total da circulação entre as 18h e a meia-noite na Rua do Arsenal, bem como a condicionamentos nas artérias circundantes e ao encerramento ao público do parque de estacionamento da Praça do Município.

No dia 10, quinta-feira, decorre a recepção ao corpo diplomático no Palácio da Ajuda, com intervenções do Núncio Apostólico e do Presidente da República.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close