DossierLocalOutras

Nova vida para a Doca da Marinha

As instalações da actual Doca da Marinha vão dar origem a uma zona de lazer aberta ao público.

O passo decisivo para esse desfecho foi dado esta quarta-feira, dia 21 de Fevereiro, com a assinatura do protocolo de transferência deste espaço, reunindo a Câmara Municipal de Lisboa, o Ministério da Defesa e a Administração do Porto de Lisboa (APL).

A cerimónia decorreu na Casa da Balança, nas instalações centrais da Marinha, na Rua do Arsenal, e nela estiveram presentes o edil Fernando Medina, a presidente da APL, Lídia Sequeira, e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Manuel Ribeiro em representação do Ministério da Defesa, além da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, entre outras personalidades.

O espaço em questão situa-se entre o terminal de cruzeiros e o terminal fluvial do Terreiro do Paço e vai converter-se numa zona de lazer e de passeio. A actual Doca da Marinha vai ser transferida para a Doca de Santos, sendo que o local vai manter a sua ligação original através do surgimento de um pólo expositivo da Marinha.

Fernando Medina falou da abertura da frente ribeirinha para a zona oriental da cidade, salientando as anteriores intervenções, e revelou a intenção de concluir a empreitada até ao final do mandato.

Quanto ao futuro visual do espaço, os lisboetas podem esperar a demolição total do muro da actual doca e o surgimento de uma zona arborizada, dotada de ciclovias e de passeios mais largos, com o reperfilamento da Avenida Infante D. Henrique. As construções actualmente presentes vão ser demolidas e restará uma zona ampla, aberta sobre o rio, onde poderá existir construções provisórias como estruturas de apoio (bar, restauração ou eventos culturais).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close