Nacional

Maratona põe artistas a desenhar durante 50 horas

De 5 a 7 de Junho, a Onda Bienal promove a Maratona do Desenho, uma iniciativa que junta artistas, convidados e inscritos, no atelier de desenho da Viarco, em São João da Madeira, durante 50 horas ininterruptas de criatividade à mercê dos lápis.

A histórica fábrica de lápis – a única em Portugal – é o local escolhido para uma ode ao desenho enquanto esqueleto de outras formas de expressão artística, juntando artistas na realização de desenhos individuais ou a várias mãos, que celebram o simbolismo dos lápis num desafio à técnica com vários materiais.

Organizada pelos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a segunda edição da Maratona do Desenho insere-se na Onda Bienal e tem como objectivo sensibilizar e estimular os criadores contemporâneos para o desenho como exercício essencial para a actividade artística.

“Com a inovação tecnológica o desenho à mão tende a ser substituído, pelo que é importante convocar os artistas para um encontro com outros artistas com as devidas medidas de segurança. Não poderíamos escolher um local mais ajustado do que a Viarco, que produz a ferramenta principal destas criações, que ganham ainda mais expressão em tempos tão carregados de emoção e simbolismos como os que vivemos”, destaca Agostinho Santos, Director da Onda Bienal.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close