CulturaDossierNacional

Maratona de Leitura sobre Brancusi

Pelo terceiro ano consecutivo, a Embaixada da Roménia na República Portuguesa e o Instituto Cultural Romeno em Lisboa organizam a maratona de leitura “Portugal lê em romeno”, desta vez centrada em Constantin Brancusi.

O evento acontece este sábado, dia 23 de Fevereiro, entre as 10h e as 13h, simultaneamente em Lisboa (na sede do Instituto Cultural Romeno, Rua de Barão 10, Alfama) e no Porto, em colaboração com a Associação Cultural Porto d’Artes (Rua Padre António Vieira, 76).

Conforme destaca o Instituto Cultural Romeno em Lisboa, a maratona tem como ponto de partida textos assinados por autores romenos ou estrangeiros que homenageiam a obra do grande escultor. Entre os convidados contam-se escritores portugueses, tradutores, membros do corpo diplomático, representantes da administração local, personalidades culturais da diáspora romena, universitários, estudantes e alunos.

Cada leitor terá à disposição cerca de cinco minutos para a sua leitura, seja em português, seja directamente em romeno, podendo, para esse efeito, escolher um dos livros das Bibliotecas do Instituto Cultural Romeno, e da Associação Porto d’Artes ou da sua biblioteca pessoal.

A Maratona de leitura, que já se tornou uma tradição no espaço lusitano, foi organizada pela primeira vez em 2017, sob o signo do Dia da Cultura Romena e dedicada ao poeta nacional romeno Mihai Eminescu. Seguiu-se a edição de 2018, organizada no âmbito da “Semana Cultural Romena”, na Universidade de Lisboa, que evocou o ilustre professor e filólogo Victor Buescu. Este ano, a terceira edição irá homenagear Constantin Brancusi, o “homem que esculpia o silêncio”, tal como o descrevia o filósofo romeno Constantin Noica.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close