Reportagem

Mais creches em Lisboa

­­­­­­­­O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, inaugurou, no dia 1 de Outubro, a Creche da Quinta dos Arcos, na freguesia dos Olivais. Este novo equipamento, composto por berçário, salas de actividades e recreio exterior, tem capacidade para 84 crianças até aos três anos de idade e está integrado no programa de expansão de creches da rede pública da cidade de Lisboa “B.a.Bá”.

Ainda durante o mês de Outubro, e ao abrigo do mesmo programa, iniciam-se obras em cinco creches: uma em de São Domingos de Benfica, uma no Parque das Nações, uma na freguesia de São Vicente e duas na freguesia do Beato, num total de 292 vagas.

No mesmo dia, o presidente visitou as obras daquela que será a futura Creche de Santa Clara, no antigo Convento do Desagravo, onde funciona hoje uma escola básica com jardim-de- infância, na freguesia de São Vicente. Esta nova creche irá permitir a frequência de 42 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os 36 meses.

A comitiva autárquica passou ainda pelas obras do equipamento a inaugurar – dentro de menos de um ano, já que se prevê o término da obra para Julho de 2021 – em São Domingos de Benfica. Aqui, terão lugar 84 crianças até aos três anos e a creche será gerida por uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social). A prioridade serão as crianças oriundas de famílias com carências económicas ou sociais.

O Vereador da Educação e Direitos Sociais, Manuel Grilo, acompanhou o presidente Fernando Medina neste dia.

A concepção e construção destas creches beneficia de fundos da União Europeia (FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regiona) através do Programa Operacional Lisboa 2020. O investimento da autarquia lisboeta é superior a seis milhões de euros.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close