Sociedade

Lisboa instala 16 sistemas de videovigilância

O Miradouro de Santa Catarina já tem em funcionamento o sistema de videovigilância cuja instalação foi iniciada ainda em 2021, são sete câmaras ligadas permanentemente à Polícia de Segurança Pública.

Este ponto, com vista privilegiada sobre Lisboa, era sistematicamente alvo de actos de vandalismo e merecia queixas frequentes dos vizinhos e visitantes, a ponto de ter sido vedado ao público até se conseguir fazer obras de manutenção que permitissem adequar o espaço de modo a oferecer maiores condições de segurança.

Agora, após obras de requalificação que trouxeram uma nova vida ao Miradouro, a Câmara Municipal de Lisboa terminou a instalação de câmaras de videovigilância iniciada em 2021, o sistema funciona 24 horas por dia e está ligado em permanência à Polícia de Segurança Pública, o objectivo é dissuadir os prevaricadores e conseguir identificar quem comete os actos de vandalismo que danificam o património.

Esta iniciativa está também pensada para outros locais da cidade onde a vida nocturna é mais acentuada, nomeadamente nas freguesias de Santa Maria Maior, São Vicente e Misericórdia. Para além do Miradouro de Santa Catarina serão instalados sistemas de vigilância monitorizados pela PSP em permanência em mais 15 pontos destas freguesias, são eles: Praça do Comércio, Cais das Colunas, Praça D. Pedro IV, Praça dos Restauradores, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rua do Ouro, Rua da Prata, Rua do Comércio, Rua dos Fanqueiros, Avenida Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Santa Apolónia, Avenida Infante D. Henrique e Campo das Cebolas.

No total, e só nos pontos referidos, ficarão a funcionar 216 aparelhos que conferem um maior sentimento de segurança a quem por ali circula.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close