Destaque

Lisboa ganha um Conselho Municipal de Cultura

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou esta semana a criação de um novo Conselho Municipal de Cultura, um órgão consultivo para uma estratégia cultural na cidade.

As políticas de Cultura em Lisboa vão passar a contar com o contributo de um Conselho Municipal de Cultura, depois de ter sido acolhida e aprovada, em sede de reunião privada de Câmara, uma proposta da vereação do PCP.

Em nota de imprensa, o partido refere que o órgão consultivo “terá como objectivo colaborar na articulação da estratégia cultural municipal, fomentando a melhoria das condições de acesso às produções culturais, na defesa do património cultural e garantindo a preservação do património imaterial da memória histórica, social e artística”.

“De acordo com esta proposta”, refere ainda a nota, “o Conselho Municipal de Cultura deverá ter um papel relevante na definição e na realização da política cultural, permitindo auscultar de forma mais activa a Cidade”.

A sua criação está aprovada, faltando definir a sua composição e em que moldes vai funcionar. Para tal, já existe um grupo de trabalho que prepara a elaboração do regulamento, com base em conselhos de cultura de outros concelhos.

A aprovação da criação do novo Conselho Municipal de Cultura contou com os votos favoráveis dos vereadores do PS e do BE, o voto contra de um vereador do PSD e a abstenção do CDS-PP, partido que também levou à votação uma proposta análoga (essa chumbada).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close