Destaque

Edição de Janeiro do Jornal EXPRESSO do Oriente

Já está disponível a edição de Janeiro do Jornal EXPRESSO do Oriente.

Começamos o ano com renovada esperança, a esperança de um ano melhor para todos: nas vidas de cada um, nos espaços públicos, no Ambiente e no serviço que pretendemos prestar aos nossos leitores.

É com o Bairro das Amendoeiras, em Marvila que damos as boas vindas a 2020 – à mesa e com um cozido à portuguesa! – e é também em Marvila que cantamos as Janeiras com as colectividades da Freguesia, já na página três. A tradição está bem viva… Que espectáculo!

Fazemos uma visita aos Olivais e participamos no aniversário da Sala de Convívio do Lote 398, um caso único de dinamização cultural entre vizinhos, já com cinco décadas de histórias para contar. Poesia, música e teatro numa bela tarde de comemoração.

Mantemos a nossa atenção nas artes: visitamos logo a seguir a Galeria Arte Graça, onde apreciamos uma exposição de pintura da autoria de dois médicos, militares de carreira. Ora espreite, na página cinco.

Enchemos o nosso bloco de notas na reunião descentralizada da Câmara de Lisboa para ouvir os munícipes de Arroios e Avenidas Novas, em que os munícipes alertaram para problemas de insegurança, dificuldades de mobilidade, vandalização do espaço público, falta de estacionamento e um interminável calvário dos comerciantes junto ao Metro de Arroios, entre muitos outros temas.

Já na Penha de França, focamos o reforço dos trabalhos em matéria de Higiene Urbana, com apelos também para os fregueses da Penha, e não saímos sem recordar um ano de “Vidas e Memórias de Bairro”, numa parceria entre a Junta de Freguesia local e a Biblioteca.

Nas páginas centrais, revelamos aquela que pode ser (segundo o próprio) a última entrevista do professor António Quadros, presidente e fundador do Recreativo Águias da Musgueira. 56 anos de amor ao clube e dedicação aos atletas, num bairro especialmente difícil e numa altura em que as maleitas da idade já complicam o dia-a-dia, mas não lhe vergam a vontade nem reduzem o vigor. António Quadros recorda a infância, conta várias histórias e promete nunca se desligar do clube.

Mas ainda não fechámos o dossier das reportagens à nossa imagem… Primeiro cantamos os parabéns ao Grupo de Pesca e Desporto de Santa Maria dos Olivais, entidade que organiza a Marcha dos Olivais, e só temos pena de não termos provado a carpa de 2,150 kg pescada por Francisco Marreiros. E depois vamos conhecer “as meninas dos Pastéis da Bola”: elas jogam em Marvila, na AD Pastéis da Bola, clube que tem um projecto que vale a pena conhecer na página 11.

Por fim, damos um passeio na companhia dos Vizinhos de Arroios, um movimento cívico que reúne cidadãos empenhados em melhorar o espaço público da sua Freguesia. Um centro de saúde em modo S.O.S., uma estação de metro fechada há dois anos, tags e graffitis por todo o lado e mais ainda para ler nas páginas 12 e 13.

Terminamos com a habitual volta pelas 24 freguesias da cidade. Tudo isto e muito mais para ler aqui.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close