CulturaDossierLocal

“Lisboa em Azulejo antes do Terramoto de 1755”

Na próxima segunda-feira, dia 11 de Dezembro, vai ser lançado no Museu Nacional do Azulejo o website intitulado “Lisboa em Azulejo antes do Terramoto de 1755”.

Trata-se de um projecto de investigação do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IHA-NOVA/FCSH) que teve como principal objectivo o estudo aprofundado de um dos mais ricos e importantes testemunhos visuais da cidade, anterior ao terrível sismo de 1755.

Conforme explica o MNAz, “O projecto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), começou em 2010 e só agora vai ser revelado ao grande público, depois de vasta investigação histórica e artística sobre as várias dezenas de igrejas, conventos, palácios, quintas, fortes, baluartes, pontes, ruas e bairros de Lisboa que se encontram documentados no grandioso painel”.

O Museu afirma ainda que “A partir do dia 11, vai ser possível compreender melhor a evolução iconográfica da cidade de Lisboa durante o período tardo-medieval e moderno (sécs. XV-XVIII), bem como o estudo da história dos principais monumentos da cidade, tendo em conta não só a tradição de representação da mesma ao longo dos séculos, mas também a especificidade da pintura sobre azulejo”.

Colóquio “Lisboa em Azulejo antes do terramoto de 1755” | Apresentação do website, dia 11 de Dezembro, com um programa que se estende desde as 9h30 às 17h30.

Entrada livre limitada à capacidade da sala.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close