Destaque

Linha ferroviária da Ponte 25 de Abril fez 20 anos

Comemorou-se esta segunda-feira, dia 29 de Julho, o 20.º aniversário da travessia ferroviária da Ponte 25 de Abril.

Foi no dia 29 de Abril de 1999, de manhã, que teve lugar a primeira viagem de comboio sob o tabuleiro da Ponte 25 de Abril. Entre os passageiros dessa viagem inaugural, contavam-se o primeiro-ministro António Guterres, actualmente Secretário-Geral da ONU, e o ministro do Equipamento, João Cravinho, além de outros membros do Governo. A comitiva incluía ainda os presidentes das Câmaras de Lisboa, do Seixal e de Almada.

A primeira viagem, conduzida por uma maquinista do sexo feminino, chegou a parar no meio do trajecto entre o Pragal e Entrecampos. Hoje seria uma dor de cabeça para os milhares de passageiros; na altura foi uma oportunidade premeditada para os convidados apreciarem a vista. No dia seguinte, os comboios passaram a circular normalmente.

Segundo a concessionária, a Fertagus, a construção da linha permitiu retirar 62 milhões de automóveis do tabuleiro rodoviário que liga Lisboa a Almada, tendo transportado 390 milhões de passageiros nestas duas décadas.

Também se fazem as contas às emissões de CO2: a travessia ferroviária preveniu a emissão de 780 mil toneladas de dióxido de carbono, garante a Fertagus. Serão diariamente 83 mil os passageiros transportados, ascendendo aos 21 milhões em todo o ano de 2018.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close