Local

Lançamento do livro “A Igreja de São Cristóvão em Lisboa”

O livro A Igreja de São Cristóvão em Lisboa,é apresentado esta sexta-feira, 13 de Dezembro, pelas 18 horas, na própria Igreja de São Cristóvão.

A história da Igreja de São Cristóvão, na Mouraria, é anterior à conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques. Sofreu alterações ao longo dos séculos e, na sua feição atual, é uma das poucas que sobreviveu praticamente intacta ao grande Terramoto de 1755. Exemplo raro do proto-barroco em Lisboa, conserva o programa pictórico original, da autoria do pintor régio Bento Coelho da Silveira, e um valioso conjunto de talha dourada e estatuária, conforme destaca a Câmara Municipal de Lisboa em comunicado.

A iniciativa de apresentação da obra surge integrada no projecto “Arte por São Cristóvão”, que tem como objectivo angariar apoios para a recuperação da igreja e do seu património artístico e que constitui uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de Lisboa.

O livro que agora se edita reúne textos de historiadores e historiadores de arte, especialistas na área da pintura, escultura, talha e genealogia, como Vítor Serrão, Sandra Costa Saldanha, Paulo Campos Pinto, Margarida Almeida Bastos, Fernando Peixoto Lopes, Sílvia Ferreira e Inês Matoso. A publicação revela as mais recentes descobertas relacionadas com a Igreja, como a tampa de sepultura encontrada em 2016 no decurso de obras efectuadas no âmbito do projecto “Arte por São Cristóvão”, pertencente a um membro da família Miranda que ali tinha o seu panteão.

Foram também localizadas, no decurso do trabalho de investigação, várias peças de escultura pertencentes à Igreja, deslocadas ao longo dos tempos, permitindo “refazer” o programa de imaginária do século XVII.

A publicação, editada pela Câmara Municipal de Lisboa, é apresentada na Igreja de São Cristóvão, que prossegue o programa de reabilitação iniciado com o projecto vencedor do Orçamento Participativo.O livro ficará à venda na Igreja e as receitas revertem a favor deste programa de reabilitação.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Close
Close