DestaqueNacional

O adeus a Jorge Sampaio

O antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, morreu esta Sexta-feira, dia 10 de Setembro, no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, onde se encontrava internado desde 27 de Agosto na sequência de problemas respiratórios.

Jorge Sampaio nasceu em Lisboa em 1939 e, já com um vasto currículo na vida política nacional, onde se inclui a liderança do Partido Socialista e a presidência da Câmara Municipal de Lisboa, foi eleito Presidente da República pela primeira vez em 1996, sendo reeleito em 2001, prolongando assim a sua função como chefe de Estado até 2006.

Considerado por muitos como um homem discreto, de causas e conciliador, Jorge Sampaio deixa-nos aos 81 anos.

O primeiro-ministro, António Costa, declarou três dias de luto nacional por aquele que foi um dos principais lutadores pela democracia em Portugal.

O adeus ao presidente Jorge Sampaio

O cortejo fúnebre de Jorge Sampaio chegará ao Palácio de Belém por volta das 11 horas de Sábado, 11 de Setembro, mas antes, pelas 10h30, fará uma paragem na Praça do Município para que seja prestada uma homenagem àquele que foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre 1990 e 1995.

O velório decorre no antigo picadeiro real, junto ao Palácio de Belém, e estará aberto ao público entre as 12h00 e as 23h00 de Sábado. No Domingo, dia 12, o corpo de Jorge Sampaio sairá pelas 10h para o Mosteiro dos Jerónimos e durante o breve cortejo haverá uma paragem em frente ao Palácio de Belém. Depois da cerimónia no Mosteiro dos Jerónimos, o cortejo segue pela Avenida da Índia, Avenida 24 de Julho, Avenida da Ribeira das Naus, Praça do Comércio, Avenida Infante D. Henrique, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Praça Paiva Couceiro e Rua Morais Soares e tem chegada ao cemitério do Alto de São João prevista para as 13h30, local onde a população poderá prestar a sua homenagem ao antigo Presidente da República, seguindo-se o momento do funeral que será reservado à família.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close