Desporto

Jorge Fonseca sagra-se bicampeão mundial

Jorge Fonseca sagrou-se Bicampeão Mundial esta Sexta-feira, 11 de Junho, no sexto dia do Campeonato do Mundo de Judo – Budapeste 2021. Durante os sete dias do evento, competem 663 Atletas (385 Masculinos e 278 Femininas) em representação de 118 Países.

O Campeão do Mundo Jorge Fonseca começou a defesa do título mundial na segunda eliminatória, onde eliminou, por ‘ippon’, Muzaffarbek Turoboyev (45.º), do Uzbequistão. Na ronda seguinte, precisou apenas de pouco mais de um minuto para superar o canadiano Kyle Reyes, 26.º do ranking, pontuando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Voltou a dominar o combate dos quartos-de-final, perante o georgiano Ilia Sulamanidze (31.º), com o marcador a não passar muito do primeiro minuto, altura em que o português alcançou o ‘ippon’. Enfrentou o n.º3 do mundo, Michael Korrel, da Holanda, na semifinal. O Campeão Mundial voltou a revelar o seu domínio, assegurando a presença na final do evento, depois de pontuar um ‘wazari’ e um ‘ippon’ nos primeiros dois minutos do confronto. Na grande final da categoria -100 kg, encontrou o sérvio Aleksandar Kukolj (54.º do ranking nos -100 kg, depois de transitar dos -90 kg no final de 2020, onde ainda ocupa a 27.ª posição). Após lutarem pelas pegas nos primeiros minutos, o português conseguiu adiantar-se no marcador com um ‘wazari’. O Judoca da sérvia tentou atacar à procura de inverter o resultado, mas foi Jorge Fonseca a conseguir projetar o adversário para ‘ippon’ (o 5.º em cinco combates), concluindo uma prestação fantástica que lhe garantiu a Medalha de Ouro, revalidando o título mundial e sagrando-se Bicampeão do Mundo.

Até ao momento, o melhor resultado português tinha sido a Medalha de Bronze, conquistada por Anri Egutidze, na categoria -81 kg, seguido do 5.º lugar de Joana Ramos e da 7.ª posição de Telma Monteiro (-57 kg).

A Seleção Portuguesa presente no evento é composta por 13 Atletas (8 Femininas e 5 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Bárbara Timo (-70 Kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), João Fernando (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo e Pedro Soares.

A nível individual, o evento termina este sábado, 12 de Junho, dia dedicado às categorias mais pesadas, +78 kg feminina e +100 kg masculina. Rochele Nunes (+78 kg) é a judoca que encerra a participação portuguesa na prova, começando a sua prestação na segunda eliminatória onde defronta a vencedora do combate entre Wakaba Tomita (46.ª), do Japão, e Sandra Jablonskyte (30.ª), da Lituânia. As eliminatórias têm início às 09h00 (em Portugal Continental).

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close