Local

Jardim Zoológico de Lisboa completa 136 anos

O Jardim Zoológico de Lisboa reabre portas a 28 de Maio, dia em que completa 136 anos de existência e, apesar do aniversário ser do Zoo, neste dia todos os visitantes podem ganhar presentes. Entre as ofertas, estão conversas com o biólogo dos tigres ou dos flamingos, bilhetes duplos para o Jardim Zoológico, inscrições num workshop ou até a possibilidade de se tornar padrinho do seu animal preferido.

Sabia que no Jardim Zoológico habitam espécies que estão extintas na natureza? E que o Zoo já reintroduziu animais no habitat natural? Não se preocupe, pode ficar a saber tudo isto e muito mais numa visita guiada, interactiva, que o Zoológico preparou para as famílias.

O aniversário do Zoo vai também ser celebrado online, de forma a levar um pouco do parque a todos os que se encontram ainda em casa. Através de uma plataforma online, muitas curiosidades serão desvendadas numa verdadeira viagem virtual pelos 136 anos de missão do Jardim Zoológico.

No dia 29 de Maio, descubra como é que o tigre procura o seu alimento, no canal de YouTube oficial do parque, através de um vídeo de enriquecimento ambiental que irá revelar as técnicas de caça utilizadas por este grande felino.

Para finalizar as comemorações, no Domingo, 31 de Maio, não vai querer perder o “Encontro com o Biólogo” marcado para as 11h. Sob o tema “Invasoras vêm para ficar”, os exploradores da natureza vão, sem sair de casa, poder descobrir com a ajuda do biólogo do Jardim Zoológico, qual o impacto da introdução de espécies na Europa e de que forma podem por em causa a biodiversidade.

De 28 a 31 de Maio celebre os 136 anos do Jardim Zoológico e junte-se a esta grande missão. O Zoo de todos os portugueses está de volta e, agora, ainda com mais garra.

Factos e curiosidades sobre o Jardim Zoológico:

1. Sabia que a primeira inseminação artificial em Tigres-da-sibéria com sucesso na Europa, foi feita pelo Jardim Zoológico em parceria com a Estação Zootécnica Nacional?

2. Sabia que o Jardim Zoológico já esteve na ilha de Sumatra, na Indonésia, a trabalhar no estudo demográfico do Rinoceronte-de-sumatra, classificado como Criticamente em Perigo pela UICN?

3. Sabia que o Jardim Zoológico colabora com a Australian Koala Foundation desde 1991, para a conservação in situ dos Koalas na Austrália? 80% do seu habitat natural já foi destruído pelo Homem, e o programa centra-se na sensibilização da população para o tema. Sabia também que o Jardim Zoológico foi o primeiro Zoo europeu a ter Koalas ao seu cuidado?

4. Sabia que o Jardim Zoológico participa desde 2006 no Projeto de Conservação in situ CWAF, nos Camarões, contribuindo financeiramente para a conservação dos grandes primatas em África como Gorilas e Chimpanzés?

5. Sabia que o Ádax, já esteve extinto na natureza? O Jardim Zoológico participa na conservação desta espécie, contribuindo com o envio de animais para reintrodução, tal como aconteceu em 1994, num projeto em que foram reintroduzidos 70 animais de 16 Zoos diferentes, no Parque Nacional de Souss-Massa, em Marrocos.

6. Sabia que o Jardim Zoológico apoia financeiramente o Programa de Conservação in situ do Okapi, na República Democrática do Congo? Desde 1987, numa parceria com o Instituto para a Conservação da Natureza do Congo (ICCN), o Okapi Conservation Project participa diretamente na gestão da Okapi Wildlife Reserve.

7. Sabia que o Pinguim-do-cabo é uma das mais de 60 espécies que pode ver no Jardim Zoológico que pertence a um Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas – EEP, fundamental para a gestão das populações sob cuidados humanos e posterior reintrodução na natureza?

Saiba mais, visite o Jardim Zoológico de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close