Sociedade

Alunos da Escola António Damásio visitam os Bombeiros

resized_Alunos ESAD nos Bombeiros Cabo Ruivo (6)Um conjunto de alunos da Escola Secundária António Damásio fez uma visita aos Bombeiros de Cabo Ruivo, com o apoio do Espaço da Juventude da Junta de Freguesia dos Olivais.

Muitos não sabiam a quantidade de coisas que se encontram dentro de uma ambulância, certamente que nenhum tinha subido para cima do carro de combate aos incêndios, nem pegado numa motosserra pronta para desfazer obstáculos num qualquer teatro de operações.

A iniciativa partiu da Associação de Estudantes (AE), que com o apoio e o transporte do Espaço da Juventude organizou uma visita aos “soldados da paz” que, afinal de contas, moram ali bem perto.

Lisandra Encarnação, 20 anos, vice-presidente da AE, que até já foi bombeira voluntária, pensa que “a visita aos Bombeiros pode mudar a nossa perspectiva, a maneira de ver as coisas”. Acredita que servirá para “alterar comportamentos” e para “sensibilizar os alunos para as questões relacionadas sobretudo com as emergências e os incêndios florestais”.

resized_Alunos ESAD nos Bombeiros Cabo Ruivo (1)José Costa, 17 anos, aluno do 10.º ano, considera que foi uma visita “engraçada e interessante”. “Penso que as pessoas deviam ter mais cuidado sobretudo na prevenção de acidentes e na questão dos incêndios florestais”, afirma José. Foi um dos alunos que subiu ao veículo de socorro e assistência táctico (VSAT), depois de ouvir falar de distâncias de segurança, rotas de fuga, mantas de protecção e do peso dos equipamentos completos, entre outras coisas. “Não imaginava que o trabalho de um bombeiro fosse tão árduo. Fiquei impressionado!”, confessa ao nosso Jornal.

Os bombeiros responderam a todas as dúvidas dos alunos e explicaram tudo e mais alguma coisa, desde a possibilidade de ocorrência de partos dentro das ambulâncias ao desencarceramento de vítimas em acidentes de viação. E quem sabe, talvez o “bichinho” tenha ficado em algum futuro bombeiro!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close