Nacional

Investigadores portugueses recebem o maior prémio na área da Nefrologia

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) e a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) entregaram o maior prémio de investigação na área da Nefrologia, em Portugal, a Bernardo Marques da Silva e à equipa de trabalho composta por José Charreu, Inês Duarte, Cristina Outerelo e Joana Gameiro.

O grupo de investigadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), o consórcio que integra o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, foi distinguido pelo desenvolvimento do trabalho de validação na população portuguesa da “Kidney Failure Risk Equation (KFRE)”.

Segundo Bernardo Marques da Silva, a KFRE é uma equação que pretende estimar o risco da pessoa com doença renal crónica necessitar de terapêutica de substituição da função renal.

“A validação da Kidney Failure Risk Equation na população portuguesa confere à comunidade médica nacional uma ferramenta essencial para estabelecer quais os doentes de maior risco e melhor adequar os cuidados e planos terapêuticos”, afirma o médico do Hospital de Santa Maria.

A insuficiência renal crónica é uma doença provocada pela diminuição progressiva da função dos rins e Portugal tem uma das mais elevadas incidências de doença renal crónica terminal com indicação para iniciar diálise, sem que exista uma explicação de carácter epidemiológico plausível. Por definição esta doença uma vez presente tende a progredir até ao estado terminal.

O Prémio “ANADIAL-SPN”, de atribuição anual, visa promover a realização de estudos clínicos e avaliações epidemiológicas na área da Investigação em Insuficiência Renal Cronica, com particular relevância para a identificação de fatores de risco e intervenções preventivas da evolução da doença renal crónica.

Ver mais

Artigos relacionados

One Comment

  1. Parabéns a toda equipa de investigadores da área de Nefrologia, especialmente para a Dra Joana Gameiro porque é a médica que me orienta na área de Nefrologia.
    Saúde para todos e grandes êxitos nas investigações.

    Muito obrigado
    Manuel Braga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close