DestaqueDossier

Inaugurada Estação de Metro da Reboleira

resized_antonio costa reboleiraO primeiro-ministro, António Costa, inaugurou esta quarta-feira, dia 13 de Abril, a mais recente estação de metro de Lisboa.

Inaugurada às 13 horas do dia 13 de Abril, a estação de metro da Reboleira vem criar um novo interface de transportes com os comboios da Linha de Sintra, ao mesmo que tempo que prolonga a Linha Azul para um total de 18 estações.

“O novo troço da linha azul – Amadora-Este/Reboleira – acrescenta uma extensão de 937 metros e uma nova estação à rede do Metro que, desta forma, alcança 44,2km de comprimento e um total de 56 estações, nas suas quatro linhas autónomas (Amarela, Azul, Verde e Vermelha)”, adiantava a Transportes de Lisboa em comunicado.

A transportadora adianta que o investimento ronda os 60 milhões de euros, co-financiado em cerca de 43 milhões de euros pelo Fundo de Coesão da União Europeia, no âmbito do Eixo I – Redes e Equipamentos Estruturantes Nacionais de Transportes e Mobilidade Sustentável.

Na cerimónia de inauguração de uma plataforma que se estima poder beneficiar desde logo 4 milhões de passageiros por ano e um total de 7 milhões de passageiros a partir de 2020, António Costa referiu a necessidade de as cidades se habituarem a viver sem o automóvel, reforçando o investimento na rede de transportes públicos.

Para o governante é claro que as alterações climáticas exigem uma mudança do “paradigma da mobilidade assente no transporte individual” para o “transporte colectivo e mobilidade suave”.

António Costa mencionou ainda a decisão do Governo de manter o Metro e a Carris na esfera pública e colocou a tónica na atribuição da gestão destas empresas aos municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close