DossierLocalOutras

Idosos recebem dicas para suportar melhor o calor

Os seniores do Centro de Dia da Junta de Freguesia dos Olivais aprenderam a evitar os perigos dos dias de calor extremo, na companhia de duas médicas do Centro de Saúde.

O dia até nem estava muito quente, mas parecendo que se estava a adivinhar, foi logo nos dias a seguir que o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, emitiu um alerta para a subida das temperaturas máximas em todo o país para a casa dos 30/35 graus.

Em antecipação do que ainda estará para vir nos piores dias deste Verão, os seniores do Centro de Dia da Junta de Freguesia dos Olivais, mas também os dos outros centros de dia da freguesia (Fundação Cardeal Cerejeira, Centro Social Paroquial de Olivais Sul, de Santo Eugénio e de Santa Maria dos Olivais), num total de cerca de 230 pessoas, tiveram uma sessão (nos cinco locais distintos) em que aprenderam a lidar com os perigos do calor extremo.

Falámos com o vogal José Ricardo Silva, que nos explicou que “A organização destas acções cabe ao Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa, que com a ARS-LVT promove estes workshops para as pessoas com mais idade. A Junta de Freguesia abraçou esta causa e associou-se a estas duas entidades, para passar por todos os centros de dia da freguesia e desenvolver esta acção importante”.

Ficámos também nós a saber que antes, o período de maior alerta situava-se entre as 12h e as 16h; hoje em dia, com as alterações climáticas, as estações menos certas, as radiações mais fortes (e também o maior conhecimento sobre as patologias associadas à exposição ao sol e ao calor), os cuidados redobram-se e abrangem mais duas horas, passando a ser entre as 11h e as 17h.

Para os mais teimosos, que garantem não ter sede e passar muito tempo sem beber água, as recomendações são que escolham alimentos com mais água, por exemplo na sopa, nomeadamente o gaspacho. Recomenda-se a ingestão de fruta, de refrescos de limão ou de laranja, água com pepino ou hortelã, ou até mesmo um pau de canela. Quando na rua, a pessoa deve procurar lugares frescos e sombras. Deve usar vestuário leve e fresco, de cores claras, de preferência de algodão; deve usar chapéu, protector solar mesmo que não vá para a praia e óculos escuros com protecção UV. Quanto aos duches, devem ser de água tépida: nem quente, nem fria.

Ora vamos lá aguentar o calor!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close