DossierSociedade

Casa dos Animais de Lisboa – Canil e gatil do Município com nova vida

resized_Casa dos Animais - António Costa (1) editedO dia 28 de Julho marcou o nascimento da Casa dos Animais de Lisboa (CAL), uma nova vida para o equipamento situado no Parque Natural do Monsanto.

Trata-se de um espaço cuja missão é “acolher e tratar com dignidade todos os animais, combater o abandono e promover a adopção segura e responsável, porque o destino final de cada animal não pode ser outro que não o da adopção”, conforme se pode ler no site da Câmara Municipal de Lisboa.

A Casa dos Animais foi totalmente requalificada, quer ao nível das instalações, quer dos procedimentos, com particular enfoque nas regras de transparência e boas práticas, concretizando um renascimento do espaço que recebe os hóspedes de quatro patas. As instalações incluem agora salas de vacinação, consulta, tratamentos, cirurgias e quarentena, além de 18 boxes amplas para cães e para gatos e uma zona de recreio ao ar livre. Existe ainda uma área de balneários para servir os apanhadores e tratadores de animais, veterinários e restante pessoal administrativo.

resized_Casa dos Animais - António Costa e a responsável Marta Videira (1) editedUm dia cheio de novidades

A inauguração ficou marcada pelas intervenções de António Costa, Presidente da CML, e do vereador da Higiene Urbana, Duarte Cordeiro. António Costa agradeceu a “pressão constante” dos “cidadãos de Lisboa amigos dos animais, por terem obrigado a Câmara de Lisboa a assumir as suas responsabilidades e a fazer a obra que hoje está aqui concluída”. Foi ainda mais longe, reconhecendo que “este é talvez o exemplo mais evidente, nos sete anos que já levo como Presidente de Câmara, de como a participação cidadã é fundamental para podermos mudar a cidade e gerir melhor a cidade”.

Um dos destaques do dia foi a abertura de inscrições para voluntários, que podem ajudar a CAL passeando os animais ou participando em campanhas de sensibilização para a adopção responsável. Também é de salientar a assinatura de protocolos de cooperação com as faculdades de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e Lusófona, bem como com a Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais e o Grupo de Lisboa da Campanha de Esterilização de Animais Abandonados.

No que diz respeito aos procedimentos, o vereador Duarte Cordeiro fez questão de frisar que “o abate deixou de acontecer”. Em casos de “sofrimento extremo dos animais”, aplica-se a prática de eutanásia.

resized_Casa dos Animais - inauguração foto de grupo editedAdopção responsável

A Câmara de Lisboa pretende promover de forma crescente a adopção de animais, na qual aposta em paralelo com a sensibilização contra o abandono animal e com campanhas de esterilização. O Portal da CML disponibiliza informação sobre os animais em condições de serem adoptados e que podem ser visitados na CAL. Também a página do Facebook da CAL será uma ferramenta privilegiada para este fim.

Qualquer adopção de um animal da CAL vê garantida a prestação de serviços e actos médicos gratuitos, como a esterilização, desparasitação, identificação electrónica, medicação, e ainda programas de treino e acompanhamento do animal adoptado. Está a ser preparada uma grande campanha de adopção, a ter lugar a partir do mês de Setembro.

A Casa dos Animais albergava, à altura da sua inauguração, 109 cães e 69 gatos. Destes 178 animais, 140 estavam prontos para serem recebidos num novo lar.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close