Destaque

Hospital de campanha no Estádio Universitário

Está a ser instalado no Estádio Universitário um hospital de campanha com capacidade para 500 camas, mas que ainda pode crescer se for necessário.

O equipamento que está a ser instalado de raiz resulta de uma parceria da Câmara Municipal de Lisboa (que investe 300 mil euros por mês) com a Universidade de Lisboa, que cedeu o espaço, e as Forças Armadas, que cedem as camas e refeições. Quanto ao pessoal e aos recursos hospitalares, são cedidos pelo Hospital de Santa Maria, um dos hospitais que o novo equipamento vem apoiar. Os outros são o de São José e o de São Francisco Xavier.

Neste novo hospital de campanha terão entrada os doentes com um quadro de menor gravidade, mas que não podem seguir directamente para casa por precisarem ainda de cuidados hospitalares. A capacidade em termos de refeições atinge os 1000 almoços e 1000 jantares, servidos a partir da Cantina Velha da Universidade de Lisboa.

O presidente da CML, Fernando Medina, visitou os trabalhos de instalação do equipamento na manhã desta quinta-feira, dia 26 de Março, numa altura em que estava já praticamente pronto. Acompanharam o edil representantes dos parceiros na iniciativa, nomeadamente o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, Daniel Ferro, o reitor da Universidade de Lisboa, António da Cruz Serra, e um representante das Forças Armadas.

O tempo de montagem apontado era de apenas uma semana, com a previsão da chegada dos primeiros doentes para 28 de Março. Uma das características do espaço é a possibilidade de crescer, consoante as necessidades. Também está dotado de ar condicionado, wi-fi e alimentação eléctrica para carregar telemóveis.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close