Início » Destaque » Hoje é dia de Marchas Populares!

Chegou o dia! Esta terça-feira, 12 de Junho, as Marchas Populares regressam para mais um desfile cheio de alegria, cor e orgulho bairrista, enquanto descem a Avenida da Liberdade.

O concurso deste ano fica marcado pela reintegração das Marchas do Alto do Pina, de Benfica e de Santa Engrácia, depois de terem sido inicialmente excluídas da participação em 2018. Assim, serão 23 as marchas a concurso, ao contrário do anterior total de 20 marchas, a título excepcional.

Para que se possam aplicar as regras, os últimos seis lugares da classificação geral vão resultar em exclusão para o Concurso de 2019. Ou seja, das 23 marchas a concurso, não participam em 2019 as que ficarem entre o 18.º e o 23.º lugares.

Manda a tradição que não sejam só as Marchas concorrentes a desfilar e a exibir as suas coreografias às centenas de pessoas que estarão a assistir no local, mais os milhões que as verão na televisão: também vão desfilar marchas extra-concurso, como a da vila da Lousã, a infantil da Voz do Operário, a dos Mercados e a da Santa Casa, e desfilam ainda os 16 Casais de Santo António, acabadinhos de casar!

Os casamentos pelo civil realizam-se a partir das 11h30 nos Paços do Concelho, enquanto que os matrimónios religiosos têm lugar pelas 14h, na Sé de Lisboa. Às 16h30, noivas e noivos do casamento religioso tiram uma fotografia com o presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina, na escadaria da Sé, seguindo-se nova fotografia com todos os novos casais, às 17h, junto ao pelourinho da Praça do Município, de onde partem em desfile, em automóveis antigos, para a Estufa Fria. É lá que acontece o Copo d’Água a partir das 17h45.

A cerimónia conta com a presença dos “casais de ouro”, que em 1968, há exactamente 50 anos, contraíram matrimónio sob a bênção do santo casamenteiro.

O início do desfile está marcado para as 21 horas, como é habitual. Já não falta muito! Boa sorte a todos!

Sem comentários... Seja o primeiro a comentar!