CulturaDossier

“Gust – os ensaios” no Museu do Teatro e da Dança

No âmbito da Exposição “Francisco Camacho 1982/2022 – À Volta da Dança: Rastos e Presenças”, e assinalando aquele que será o ano de remontagem de uma das peças mais icónicas da carreira do coreógrafo, será exibido, no dia 18 de Março, no auditório do @mnteatroedadanca, o documentário “GUST – os ensaios”, um registo sobre a peça que teve apresentação em 1997 e que este ano retornará aos palcos como “GUST9723”, marcando presença em Setembro no Teatro Rivoli (Porto) e Centro Cultural de Belém (Lisboa).
O documentário mostra o processo de criação do espetáculo em 1997, que circulou por diversos países, sendo revelador dos métodos de trabalho da dança contemporânea.
Segundo o realizador Pedro Duarte “O fio condutor são os intérpretes, através deles, dos seus percursos na estruturação da peça, é-nos dado a conhecer o universo de Camacho. Sobre a forma de entrevistas realizadas no decorrer dos ensaios, este documentário transmite-nos a construção de ambientes… perspectivas e expectativas… dúvidas e certezas… relações e interacções… fragilidades e mutações… o coreógrafo e o grupo, o ambiente deste tipo de trabalho. Daí a necessidade que se sentiu em registar não só os ensaios e os seus espaços físicos, mas também alguns momentos anteriores e posteriores ao trabalho em estúdio. Tensões e descompressões. Abandonos e entregas. Pausas e silêncios. O convívio e a diversão.”
A exibição do filme será seguida de uma conversa com André Lepecki – curador de arte, dramaturgo e escritor – que assina a dramaturgia da peça, e também António Câmara Manuel, director artístico e coordenador da DuplaCena, que fez a direção de produção de GUST, assim como do documentário.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close