Sociedade

Greta Thunberg em Lisboa

A activista climática Greta Thunberg passou esta terça-feira por Lisboa, onde foi recebida por um conjunto de deputados da Assembleia da República e pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Greta Thunberg desembarcou em Lisboa depois de 21 dias a cruzar o Oceano Atlântico, vinda de Nova Iorque e a caminho de Madrid, onde vai participar na Cimeira do Clima (COP25, que já começou esta segunda-feira, 2 de Dezembro). Recorde-se que a jovem não tem viajado de avião, de modo a transmitir uma mensagem de preferência por transportes menos poluentes.

Depois do desembarque no cais das Docas de Santo Amaro, a activista sueca foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e por um conjunto de jovens que a recebeu com entusiasmo. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha declarado que não estaria presente, para que não pudesse ser-lhe apontado qualquer aproveitamento político, mas fez questão de dar as boas-vindas à jovem de 16 anos por ocasião da sua estadia em Portugal.

Entre os grupos que se fizeram notar, à espera da activista, estavam por exemplo a Greve Climática Estudantil, que abrange estudantes que têm promovido acções de protesto e greve pontual às aulas ao longo dos últimos meses, e o Extinction Rebellion, que tem pautado as suas intervenções por gestos mais radicais.

À imprensa, Greta Thunberg afirmou-se grata pela recepção lisboeta e pela grande viagem transatlântica, mas também não perdeu tempo e referiu ao que vem: “Acho que as pessoas estão a subestimar a força dos miúdos zangados”; “Não vamos parar, vamos continuar e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance: a viajar, a pressionar as pessoas que têm o poder para que coloquem as prioridades no devido lugar”.

A activista sueca que já discursou em inúmeros parlamentos, bem como na Assembleia Geral das Nações Unidas, vai descansar em Lisboa, antes de seguir de comboio para Madrid, onde espera chegar na sexta-feira, 6 de Dezembro.

[fotos: CML]
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close