Local

Governo garante não encerrar Serviços de Urgência em Lisboa

 

urgencia-do-santa-maria-1f6dO Governo garantiu que os serviços de urgência nocturnos na área Metropolitana de Lisboa não vão ser encerrados e que terão que passar por mais duas fases até que a sua reorganização esteja concluída.

O Ministério da Saúde continua a defender a funcionalidade da concentração de algumas especialidades nos serviços de urgência, entre as 20h e as 8h, afirmando que estas irão promover  a melhoria da qualidade da assistência clínica e manutenção da multidisciplinariedade; um esforço de racionalização dos recursos disponíveis, face às necessidades identificadas nesse período do dia; e a necessidade de melhorar o modelo de governação clínica dos hospitais.

Este garante, ainda, que os serviços de urgência na região de Lisboa vão continuar a ter a mesma capacidade de atendimento de doentes para a generalidade das situações clínicas.

Já os colégios das especialidades que vão ser concentradas na urgência metropolitana nocturna de Lisboa encaram com dúvidas a funcionalidade e a poupança económica do modelo e pedem mais tempo e um maior esclarecimento sobre o tema.

A primeira fase de concentração de especialidades foi concluída há um ano com a Otorrinolaringologia, seguindo-se, a partir de Setembro, a concentração das especialidades de Otorrino, Oftalmologia, Cirurgia Plástica/Maxilo-Facial, Urologia, Cirurgia Vascular, Neurologia, Psiquiatria e Gastrenterologia.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close