CulturaDossierLocal

“Geringonça” é a palavra do ano

A Palavra do Ano é uma iniciativa da Porto Editora que se realizou este ano pela oitava vez. “Geringonça” foi o vocábulo mais votado pelo público.

De acordo com a própria Porto Editora, a iniciativa “tem como principal objectivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida”.

Este ano, a palavra “Geringonça” arrecadou 8750 votos, ficando à frente de “Campeão” e “Brexit”, que conseguiram ficar no segundo e terceiro lugares, respectivamente. O top 10 fica completo com “Parentalidade”, “Presidente”, “Turismo”, “Racismo”, “Humanista”, “Empoderamento” e “Microcefalia”.

As palavras vencedoras nas edições anteriores foram “Refugiado” (2015), “Corrupção” (2014), “Bombeiro” (2013), “Entroikado” (2012), “Austeridade” (2011), “Vuvuzela” (2010) e “Esmiuçar” (2009).

Significados de “geringonça”, de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora:

1. construção pouco sólida e que se escangalha facilmente; caranguejola

2. aparelho ou máquina considerada complicada; engenhoca

3. coisa consertada que funciona a custo

4. (figurado) sociedade ou empresa de estrutura complexa e pouco credível

5. (figurado) qualquer coisa ou ideia engendrada de improviso e que funcionacom dificuldade

6. calão; gíria

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close