CulturaDestaqueDossier

“Rotas & Rituais” celebra independências de ex-colónias africanas

 

Cinema_S_Jorge_Fernando_Silva_00121Esta Sexta-feira, o festival “Rotas & Rituais” está de volta ao Cinema São Jorge, em Lisboa. Esta edição, que se prolonga até ao dia 29 de Maio, vai celebrar o quadragésimo aniversário das independências das ex-colónias africanas com música, uma exposição, conferências, documentários, um audioblogue e um mural de arte urbana.

O primeiro concerto acontece no dia 27, e Nástio Mosquito, músico e artista plástico angolano, é o protagonista. Na noite seguinte, o palco é do grupo moçambicano Ghorwane. Os últimos a subir ao palco são “Os Tubarões”.

O evento inclui ainda, o “ Baile das Independências”, conduzido pelos guineenses Djumbai Djazz; exposições de fotografias, como a “Filhos do Vento” da autoria de Manuel Roberto, fotojornalista do Público; e conferências sobre o passado deixado pelo colonialismo, e do futuro que se constrói a partir dele.

Ao longo dos oito dias do festival serão exibidos, também, 14 documentários de realizadores de todo o mundo que mostram diferentes perspectivas da guerra, do colonialismo, da descolonização e da libertação.

Reconhecendo a arte urbana enquanto palco privilegiado de intervenção social, a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, lançou o desafio para apresentação de propostas de construção de um mural que revisite as independências à luz da actualidade. As propostas seleccionadas serão realizadas no decorrer do festival no mural da Rua Cais de Alcântara.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close