Destaque

Galerias Romanas de Lisboa vão abrir o ano todo

Ao contrário do que acontecia até aqui, as Galerias Romanas de Lisboa vão passar a estar abertas ao público o ano todo a partir do fim de 2020.

São boas notícias para todos os que, ano após ano, esperam pela divulgação das duas datas de visita e pela abertura das inscrições mas esbarram na incrível procura que esgota os bilhetes em poucos minutos. Ou se calhar, nem chegam a tentar porque já sabem como a missão é difícil…

A partir de 2020, o “Criptopórtico Romano de Lisboa” deixa de abrir apenas duas vezes por ano, em Março e em Setembro, e passa a estar disponível todo o ano, a partir da Rua da Prata. Até aqui, a entrada fazia-se por um alçapão aberto na própria faixa de rodagem da Rua da Conceição. Em Março, os dias de visita assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios; em Setembro, comemoram as Jornadas Europeias do Património. As reservas prévias obrigatórias destinam-se a um número limite que ronda os 3 mil visitantes.

A notícia foi divulgada pela própria Câmara Municipal de Lisboa através das redes sociais, com o Município a anunciar a criação de um “centro interpretativo com entrada acessível a todos pela Rua da Prata”, permitindo o acesso às galerias “sem filas, nem dias contados”. Quando exactamente, não sabemos ainda: a CML aponta para “finais de 2020”.

Quanto às segundas datas deste ano de 2019, as inscrições ainda não abriram, mas será com certeza no final do mês de Setembro que os lisboetas vão poder descer novamente ao subsolo para apreciar as galerias que remontam ao séc. I e que foram descobertas em 1770 por altura da construção de edifícios da Baixa Pombalina, segundo a Câmara de Lisboa.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close