Desporto

Gala do Comité Paralímpico celebra vitórias

Realizou-se no dia 14 de Outubro a III Gala do Comité Paralímpico de Portugal, no espaço O Clube – Monsanto Secret Spot, em Lisboa. O evento reuniu atletas, treinadores, representantes federativos e institucionais ligados ao desporto paralímpico e surdolímpico. Estiveram também presentes os Secretários de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, e da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

A noite foi repleta de distinções a atletas pela conquista de títulos em campeonatos europeus e mundiais realizados entre 2019 e 2021. Miguel Monteiro e Norberto Mourão foram distinguidos com a Medalha Paralímpica pelo resultado obtido nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, nas modalidades de Lançamento de Peso e Canoagem, respectivamente, e todos os atletas participantes nestas provas receberam a Medalha de Mérito: Carina Paim, Filipe Marques, Hugo Passos, Joana Santos, Lenine Cunha, Luís Costa, Miguel Monteiro, Norberto Mourão, Renata Pinto, Sandro Baessa, Susana Veiga e Telmo Pinão.

As federações portuguesas de Atletismo, Badminton, Canoagem e Natação receberam o Troféu Paralímpico e houve também a atribuição do Prémio Inclusão Pelo Desporto a Danilo Ferreira e Joaquim Escada, ambos da Federação Portuguesa de Andebol; a Hugo Mendes, da Federação Portuguesa de Ginástica; a Nuno Vitorino, da Federação Portuguesa de Surf; a Alexandra Oliveira, da Agência Lusa; a João Pedro Mendonça, da RTP; a Óscar Hioki, adido da Missão Paralímpica; a José Costa Pereira e à rádio RFM.

O Prémio Jornalismo Desportivo foi atribuído a Horácio Antunes, da Antena 1 e os dois prémios Insígnia Paralímpica foram entregues a Leila Marques Mota, Chefe da Missão e a Luís Figueiredo, Director Executivo da Missão.

Houve ainda lugar a cinco Ordens Paralímpicas a: Nuno Alpiarça (a título póstumo), Carlos Lopes, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e aos Secretários de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.

Ao longo de uma noite memorável foram entregues um total de 36 distinções que celebram o movimento paralímpico e surdolímpico.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close