Destaque

Futura Biblioteca de Benfica recebe espólio de António Lobo Antunes

A Câmara Municipal de Lisboa apresentou esta Quinta-feira, dia 1 de Setembro, a nova Biblioteca Municipal de Benfica que albergará o espólio literário de António Lobo Antunes. A data da apresentação coincide com o aniversário do escritor que completa neste dia 80 anos de vida.

A futura Biblioteca é a 19.ª biblioteca municipal da cidade e será a nova casa do espólio literário do escritor António Lobo Antunes, constituído por cerca de 20 mil títulos, manuscritos e outros documentos, doado pelo autor à cidade de Lisboa.

Localizada num antigo edifício da Fábrica Simões, na Avenida Pereira Gomes, em Benfica, este novo equipamento irá ocupar dois pisos, numa área total de 1850 m2, com diferentes funcionalidades e espaços pensados para as famílias, adultos, crianças e jovens. Está ainda prevista a existência de uma área multiusos com uma galeria, bem como uma sala denominada “Espaço António Lobo Antunes”, reforçando a importância do seu pensamento e da sua obra literária na divulgação da língua portuguesa em Portugal e no estrangeiro.

Ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a empresa Teixeira Duarte, mecenas do projeto, reuniram-se as condições para a cidade ver nascer a nova Biblioteca de Benfica.

A apresentação pública da nova biblioteca contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do vereador da Cultura, Diogo Moura, do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques e do administrador da empresa Teixeira Duarte, Diogo Rebelo, na qualidade de mecenas deste projecto, entre outros parceiros.

 

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close