Destaque

Fim da Mutilação Genital Feminina

O edifício dos Paços do Concelho recebe o 4.º Encontro Regional para a Intervenção pelo Fim da Mutilação Genital Feminina, que se realiza este sábado, dia 9 de Fevereiro.

O encontro regional junta várias associações e a Câmara Municipal de Lisboa com o objectivo de assinalar o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina (comemorado a 6 de Fevereiro).

Conforme destaca o Município, o primeiro encontro surgiu em 2015 de forma a partilhar projectos, experiências e boas práticas na área, e Lisboa segue-se este ano aos municípios da Amadora, Sintra e Seixal, entre 2016 e 2018.

A entrada é livre,mas sujeita a inscrição, limitada ao número de lugares disponíveis. O formulário está disponível aqui.

Ainda segundo a Câmara de Lisboa, “Os objectivos deste encontro passarão por vários eixos: conhecer e mapear projectos/acções e respostas nos distritos de Lisboa e Setúbal; propor intervenção integrada; melhorar e avaliar políticas públicas; valorizar o activismo social que tem sido determinante; juntar comunidades, activistas, profissionais, responsáveis políticos. A CML mantém-se empenhada no combate a esta realidade que é invisível para a maior parte das pessoas, mas que afecta muitas mulheres lisboetas. Há quem aponte a actual lei como uma lei sem consequências, pelo que o Encontro debaterá, também, esta vertente. Três anos depois da criação do crime, apenas um inquérito foi aberto pelo Ministério Público, arquivado sem enquadrar os factos na lei actual. Desde 2015, 11 processos foram instaurados pelas CPCJ. Desde 2014, 265 mulheres foram referenciadas pelo SNS”.

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close