Sociedade

Filarmónicas juntam-se para celebrar a música

A ACULMA organizou no passado dia 11 de Maio o seu 21.º Encontro de Bandas Filarmónicas, numa tarde em que a música percorreu literalmente a Freguesia de Marvila.

Dizemos que a música percorreu a Freguesia porque, antes de os concertos terem lugar no auditório da Biblioteca de Marvila, as duas bandas participantes no Encontro percorreram em desfile a distância que separa o equipamento cultural do edifício sede da Junta de Freguesia.

Foi ali que a Banda da ACULMA e a Banda da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho, vinda de Alcanede, concelho de Santarém, se reuniram para dar início ao 21.º Encontro de Bandas Filarmónicas organizada por uma colectividade que “mora” mesmo ao lado da Biblioteca de Marvila, na Rua António Gedeão.

Aliás, o desfile devidamente escoltado pela PSP parou precisamente em frente à sede da ACULMA, onde os músicos misturaram as suas fileiras e tocaram duas peças: a já tradicional “Filarmonia”, de Afonso Alves e… os “parabéns a você”, já que uma intérprete do Xartinho fazia anos no dia.

Já com perto de uma centena de pessoas a assistir no auditório da Biblioteca, e depois da habitual troca de ofertas, que incluíram o vogal da Cultura Joaquim Brito, as bandas apresentaram o seu talento ao público, regidas pelos maestros Pedro Santos (a visitante) e Fernando Costa (a da casa). Do alinhamento escolhido, destacaríamos as “Cantigas Populares”, arranjo de Margarida Louro e os temas da célebre série “Guerra dos Tronos”, por parte da Banda do Xartinho, e “Danças com Lobos” de John Barry, um mix de temas rock de Bon Jovi e “Português Cantando” de Carlos Marques, por parte da Banda da ACULMA.

Não tivemos dragões a voar em Marvila, nem se travaram batalhas como na série de que todo o mundo parece gostar, o que seria perigoso, mas foi uma tarde muito bem passada!

Viva a música!

Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close